Toda Sexta tem Obra entrega mais um Sistema PAD no Interior de Juazeiro

Toda Sexta tem Obra entrega mais um Sistema PAD no Interior de Juazeiro

O Governo Municipal através do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro cumpriu mais uma agenda do Programa Toda Sexta Tem Obra entregando o quarto sistema de abastecimento de água do Programa Água Doce (PAD) em parceria com o Governo do Estado por meio da Companhia Ambiental e Recursos Hídricos Da Bahia (CERB).

Cerca de 25 famílias e um rebanho de mais de 600 animais da comunidade de Jaburu, Distrito de Itamotinga estão sendo beneficiados com o sistema que oferta água tratada através de um dessalinizador,  água para a dessedentação animal,  plantio de forrageiras e ainda a criação de peixes no tanque de rejeito.  O produtor rural e presidente da Associação de Moradores do Jaburu, João Rodrigues da Silva Carvalho, atestou a eficiência do sistema afirmando que a água do PAD se iguala a água mineral. “Foi o maior beneficio que podíamos ter recebido. Nós víamos dependendo da pouca chuva e do caminhão pipa. Com a perfuração desse poço ainda na gestão do ex-prefeito Isaac e a instalação do dessalinizador já no governo do prefeito Paulo Bomfim, acabou nosso sofrimento”, relatou

Moradora a mais de 30 anos da comunidade, Dona Júlia Vieira comprova a qualidade da água e agradece pelo beneficio. “Realmente é água de primeira qualidade e suficiente para atender a todos. Cuidamos desse sistema com o maior zelo, pois sabemos o quanto ele significa para nós”, resumiu a dona de casa.

“A água daqui é tão boa que vem gente de outras comunidades como Mina, Caraibeira pegar. Já estamos iniciando uma pequena plantação de capim com a água bruta do tanque para ajudar a alimentação dos bichos. Agradecemos ao prefeito Paulo Bomfim, que infelizmente não pode vir, mas vocês estão aqui e a todos do SAAE por essa benção”, completou José da Silva Carvalho, nascido e criado no povoado.

Representando o prefeito Paulo Bomfim o diretor do SAAE, Joaquim Neto, mais uma vez falou da satisfação em poder levar água para aqueles que vivem no campo. “Esta é uma obra estruturante, pois ajuda a fixar o homem do interior na sua terra com água para beber e produzir. O Programa Água Doce fecha o ciclo com a água potável, para o consumo animal, plantio de pequenas forragens e ainda a criação de peixes. Um grande beneficio para quem vive na caatinga, principalmente nos períodos de estiagem. Iniciamos em 2009 a melhoria no abastecimento de água em todo o interior do município, avançamos muito com a parceria com o Governo do Estado e, como diz o prefeito, vamos trabalhar para melhorar cada vez mais a vida das pessoas”, concluiu Joaquim. O ato de inauguração contou também com as presenças do Técnico da CERB, Paulo Carvalho e dos vereadores Hélio Gonçalves e Amadeus Santos.

Antonio Pedro/Ascom SAAE