SAAE integra campanha em defesa do Rio São Francisco

SAAE integra campanha em defesa do Rio São Francisco

A Campanha ‘Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico’ criada pelo Comitê de Defesa da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco será realizada nos dias 2 e 3 de junho em Juazeiro e mais três cidades nos estados da Bahia, Minas Gerais e Alagoas.  Durante o evento na Orla II acontecerão diversas manifestações culturais e ações como limpeza das margens do rio, palestras e passeios ciclista e de caiaque.

Enquanto empresa de água e saneamento ambiental o SAAE/Juazeiro vem implementando ações de preservação do Rio São Francisco, seja através do esgotamento sanitário, limpeza das margens e coleta diária dos resíduos sólidos.  Para a execução da obra do Parque Fluvial as equipes do SAAE fizeram todo o trabalho de revisão e rebaixamento de redes, retirando alguns pontos de esgotos clandestinos que haviam no percurso da orla.

Para melhor limpeza da área o SAAE implantou diversas lixeiras desde a Marinha até o Angari, inclusive conjuntos para a coleta seletiva mantendo a retirada diária dos resíduos. “O Rio São Francisco é o nosso maior patrimônio e, por isso mesmo, merece todo o nosso cuidado. A prefeitura de Juazeiro se integra a esta campanha mobilizando todas as suas secretarias para que possamos, junto com as demais instituições, continuarmos lutando pela nossa maior riqueza que é o Velho Chico”, sintetizou o prefeito Paulo Bomfim.

Juazeiro foi uma das primeiras cidades da Bahia a aprovar o Plano Municipal de Saneamento Básico e o SAAE está em fase de construção do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) com a participação de diversos outros órgãos. A cidade está acima da média nacional, que é de 52%, e hoje se encontra com 84% de cobertura sanitária. A meta é para que até o final de 2019 atinja os 90% de área urbana saneadas.

A gestora técnica de saneamento Louise Chiochetta, explica que das 20 Estações elevatórias 15 já estão prontas e a ampliação da Lagoa de Tratamento de Esgoto (ETE) está em fase de conclusão. “Estamos em processo de implantação das redes coletoras e ligações condominiais para que até o final do ano possamos concluir essa fase e Juazeiro atingir mais de 90% de esgotamento sanitário, uma grande contribuição em defesa do nosso rio”, pontuou a engenheira.

Para o diretor do SAAE, Joaquim Neto, a campanha reforça o trabalho diário realizado em defesa do São Francisco. “Uma excelente oportunidade para que possamos também mobilizar outros segmentos da sociedade nessa luta diária que é a preservação do Velho Chico”, resumiu

Antônio Pedro – Ascom/SAA