SAAE entrega mais um Sistema PAD no interior de Juazeiro

SAAE entrega mais um Sistema PAD no interior de Juazeiro

O Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro em parceria com a Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia – CERB, do Governo do Estado, entregou na última sexta feira (18) como parte do Programa Toda Sexta Tem Obra do Governo Municipal, o 3º Sistema de Abastecimento do Programa Água Doce (PAD). Cerca de 20 famílias e um rebanho de aproximadamente mil animais da Fazenda Juvenal, no Distrito de Pinhões, estão sendo beneficiadas com água potável, água para os animais e pequenas plantações além da criação de peixe no tanque de rejeito.

O morador Lucas da Silva Gonçalves, atesta a qualidade da água e revela a intenção de criar peixes no tanque. “Muito importante a chegada dessa água, pois dependíamos do carro pipa para ter água potável. No momento estou muito atarefado, mas tenho projeto para criar tilápia nesse tanque melhorando a assim a renda familiar”, disse. Já Marcos Roberto agradeceu a equipe do SAAE e ao governo municipal pelo beneficio na sua comunidade. “A todos que fazem o SAAE só temos que agradecer, pois essa água chegou em boa hora. Água é fonte de vida sem ela ninguém vive”, resumiu.

Mesmo Morando em outra comunidade o produtor rural José Ayres foi prestigiar a solenidade e aproveitou para levar água para sua casa em Lagoa do Boi. “Com este dessalinizador temos água de qualidade e já trouxe meu balde para levar também, pois é melhor que água mineral. Espero que chegue um deste também para a minha comunidade”, cobrou.

Para o vereador Jean Gomes, são ações como estas que valorizam o homem do campo. “O SAAE tem feito a diferença, principalmente no interior do município onde a principal necessidade é a água. Com este sistema a comunidade está bem assistida, pois tem água para manter suas necessidades”, pontuou.

Citando o escritor Euclides da Cunha, quando disse que “todo sertanejo é acima de tudo um forte”  o diretor do SAAE, Joaquim Neto, representando o prefeito Paulo Bomfim, lembrou da importância destes sistemas e enalteceu a parceria do Governo do Estado nestas ações. “São ações estruturantes que proporcionam a permanência do homem do campo, no campo. Além da água para a dessedentação animal este sistema possibilita o plantio de forrageiras, criação de peixes e água para o consumo humano. Hoje o cenário é diferente de quando assumimos o governo. Já são 18 adutoras, mais de 200 poços perfurados, nove sistemas do PAD e vamos continuar  com outros investimentos no interior dando mais  dignidade ao homem do campo”, finalizou Joaquim.

A CERB esteve representada pelo engenheiro Paulo Carvalho.