SAAE em Ação bate recorde de recicláveis em Carnaíba

SAAE em Ação bate recorde de recicláveis em Carnaíba

 

Na última quinta (13) todas as equipes do Serviço de Água e Saneamento Ambiental estiveram na sede do Distrito de Carnaíba em mais um SAAE em Ação. O destaque dessa edição foi o recorde no recolhimento de resíduos sólidos, mais de 2,5 toneladas entre garrafas pet’s, papelão, cobre, ferro, plástico e alumínio coletados pelos alunos das Escolas Professora Graciosa Xavier Ramos Gomes e Pedro Dias, que serão destinados corretamente para o processo de reaproveitamento e reciclagem, contribuindo assim com a diminuição da poluição do solo e com a preservação do meio ambiente.

O diretor do SAAE, Joaquim Neto, compareceu ao encerramento das atividades e enalteceu o envolvimento dos estudantes e moradores da comunidade. “Ficamos felizes quando presenciamos essa integração através das atividades operacionais e sociais do SAAE desenvolvidas nas comunidades. O programa foi criado com o objetivo de reduzir as demandas de cada localidade, mas o trabalho social e de educação ambiental tem se destacado. Aproveito para parabenizar e agradecer a todas as equipes que estão envolvidas aproximando ainda mais o SAAE das comunidades”, destacou o diretor.

A gestora da Escola Escola Professora Graciosa Xavier, Lucimar Carvalho, elogiou as ações desenvolvidas ao longo do dia, principalmente o envolvimento dos alunos na mini gincana para coleta dos recicláveis. “Muito oportuna essa iniciativa do SAAE em sair das quatro paredes da instituição e vim In Loco ao encontro da população para promover essa interação no sentido de solucionar algumas pendências dos usuários junto ao órgão, bem como em realizar os reparos estruturais que competem à autarquia. Foi muito gratificante ver a participação dos alunos e a disputa pela conquista dos prêmios. Que bom que o recorde de materiais recicláveis agora é nosso”, festejou Lucimar.

O comprometimento e dedicação dos estudantes foi muito marcante para vendedora Rita de Cássia Cunha. “Há 13 anos vendo lanches em frente à Escola, confesso que nunca presenciei ao longo desse tempo uma atividade tão bem desenvolvida e proveitosa para o alunado e seus pais, além da vasta interação com os moradores de Carnaíba no aspecto da conscientização quanto aos cuidados que a população deve ter em não descartar o lixo de forma errada, seja nas calçadas, ruas ou terrenos e fora dos dias e horários em que o SAAE realiza a coleta dos resíduos sólidos aqui no distrito” pontuou Rita.

A equipe social do SAAE promoveu oficinas e palestras educativas, entre os alunos das Escolas, Graciosa Xavier e Pedro Dias. Os mesmos aprenderam a confeccionar produtos através do reaproveitamento dos materiais recicláveis, como também foram provocados e ensinados a terem o bom senso e cuidado quanto à preservação da natureza, além da conscientização em multiplicar e repassar os conhecimentos adquiridos para os seus colegas, parentes e todas as pessoas que convivem ao seu redor.

Já a mini gincana mudou o cenário pacato do interior. As ruas  foram invadidas pelas crianças, jovens e adultos que juntos no mesmo sentido promoveram uma grande limpeza naquele distrito.

O suplente de vereador Bertinho da Carnaíba acompanhou todas as atividades e parabenizou as equipes do SAAE pela realização dos serviços. “Foi um dia de muitas realizações e, em nome da minha comunidade quero agradecer a Joaquim e a todos que compõem o SAAE pelo comprometimento e por ter nos contemplado com todos estes serviços. Sabemos que não dar para ser feito tudo em um só dia, mas agora os caminhos já foram abertos e tenho certeza de que outras ações virão para o nosso povo”, reforçou Bertinho.   Todas as crianças que participaram da coleta seletiva receberam lembranças das equipes do SAAE, sendo que, os alunos Derik Cauam, Vinicius Rafael, Emerson Valério, Paulo Henrique, Adriel dos Santos e Kauan Barbosa foram os que mais coletaram recicláveis contribuindo para o recorde de 2,5 toneladas.

 Antonio Pedro e André Calixto (estagiário) Ascom/SAAE