SAAE em Ação atende moradores do bairro Quidé

SAAE em Ação atende moradores do bairro Quidé

Antônio Pedro – Ascom/SAAE

Todas as equipes do Serviço de Água e Saneamento Ambiental atenderam nesta quinta-feira (16) moradores do Bairro Quidé com o Programa SAAE em Ação. Durante todo o dia foram realizados serviços de limpeza nas redes coletoras de esgoto e poços de visitas, colocação de lixeiras, retirada de vazamentos, reposição de calçamento, negociação de débitos, oficinas para confecção de produtos a partir de material reciclável, retirada de entulhos e coleta seletiva. 

A ação que teve como ponto de apoio a Escola Municipal Guiomar Lustosa contou ainda com a participação de alunos das Escolas Leopoldina Leal (município) e Professor Artur Oliveira da Silva (estadual). O palhaço ‘Pouquinho’ da Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT) comandou a garotada com uma mini gincana para a coleta de material reciclável. Ao final da ação foram contabilizados 750 quilos de recicláveis.

O aluno Ioram Gabriel de Lima, estudante da escola Leopoldina Leal venceu a competição com um quantitativo de 232 quilos de material reciclável. Ele recebeu o brinde das mãos do Capitão PM Fabrício Coelho, amigo da Escola Guiomar Lustosa. “Foi muito bom participar com meu irmão porque aprendemos o que é lixo e o que pode ser reaproveitado. E ainda foi melhor porque meu pai limpou o quintal de casa e ainda ganhei o prêmio do SAAE”, resumiu o aluno. 

Para a gestora da unidade, professora Doraci Ferreira Rodrigues, a ação foi bastante positiva e de aprendizado para os estudantes. “A Escola Guiomar Lustosa estará sempre aberta a projetos como esses que traz, além dos serviços, conhecimentos para todos. De parabéns todos que fazem o SAAE e vamos continuar incentivando a coleta seletiva com nossos alunos e professores”, disse.

A vice-diretora do Colégio Artur Oliveira Donaria Cardoso do Carmo ficou contente com a ação e com o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) que foi instalado na escola. “Essa ação é muito boa para que todos tomem ciência da importância que é dar destino final aos resíduos. Já trabalhávamos o tema em sala de aula e agora vamos reforçar este trabalho da coleta seletiva”, prometeu.

A servidora pública Raimunda Rodrigues Vieira, moradora da Rua Arnaldo Vieira, também agradeceu as equipe do SAAE pela limpeza que foi feita no bairro. “As pessoas vêm de todas as ruas jogar lixo aqui. Agora que foi limpo já falei com alguns moradores e vamos transformar este terreno em um campo para as crianças praticarem esportes”, avaliou.

Morador da Rua dos Cajueiros, seu Adeildo Silva também teve seu pedido atendido. “O esgoto da minha casa estava entupido, ma com a equipe aqui ficou mais fácil o serviço. Só tenho que parabenizar a todos por terem escolhido nosso bairro para essa ação”, frisou. Outra moradora que também ficou agradecida pelo atendimento foi Iraildes Nascimento. “Ficou muito bonito com estas lixeiras na avenida, agora cabe aos moradores zelar por elas. Também fiz um pedido para retirar um vazamento de água na minha casa e fui atendida”, resumiu

O diretor do SAAE Joaquim Neto voltou a enfatizar o compromisso da autarquia em atender bem à população com todos os serviços disponíveis. “Criamos o Programa SAAE em Ação por orientação do prefeito Paulo Bomfim, para agilizar os serviços e minimizar os problemas nos bairros da cidade. Já atendemos a todos os residenciais do Minha Casa Minha Vida e estamos agora com novo cronograma de atuação voltado também para outras comunidades. O SAAE leva melhor qualidade de vida a todos da sede e do interior do município, ofertando água tratada, coleta  e tratamento de esgoto como também a retirada e destino final dos resíduos sólidos”, detalhou Neto