Programa Cuidar da Gente leva SAAE em Ação  ao Bairro Novo Encontro

Programa Cuidar da Gente leva SAAE em Ação ao Bairro Novo Encontro

Em mais uma semana de atividades o Programa Municipal Cuidar da Gente atendeu aos moradores do Bairro Novo Encontro com diversos serviços das secretarias envolvidas. Na quinta feira (11) foi a vez do SAAE em Ação realizar um verdadeiro mutirão, levando todas as suas equipes para minimizar os problemas daquela comunidade.

Durante todo o dia foram feitos desobstrução de esgotos, reposição de calçamento, remoção de entulhos, recomposição de Poços de Visitas, retirada de vazamentos de água e oficinas sobre educação ambiental e reaproveitamento de material reciclável. Mais de 220 alunos da Escola Ludgero Costa foram atendidos pela equipe do Setor Social do SAAE com o trabalho de conscientização e fabricação de produtos a partir dos recicláveis.

Para a coordenadora da unidade escolar, Maricélia Macêdo Rêgo, foi um dia produtivo, principalmente pelo envolvimento dos estudantes. “Só temos a agradecer pela iniciativa do Programa Cuidar da Gente e as equipes do SAAE que trouxeram para a nossa comunidade a sensibilização de reaproveitamento dos materiais recicláveis. São ações como estas que vão incentivando aos moradores a cuidarem melhor do lugar onde vivem”, comentou a professora.

Feliz estava a educadora Martha Valéria que viu seus alunos participarem ativamente das oficinas e da mini gincana para a coleta de material reciclável sendo, inclusive, recordista de participação. “É com muita alegria e satisfação que participamos desse evento lindo onde podemos conscientizar, principalmente nossas crianças e aproximando a escola ainda mais da comunidade. Gratificante poder fazer parte de ações que transformam  o ser humano em um ser brilhante”, enfatizou Martha.

A dona de casa Maria do Socorro Alves agradeceu pela limpeza do esgoto na sua rua e pela retirada de entulhos acumulados em um terreno baldio. “Que bom que o SAAE está aqui hoje para resolver estes problemas. Tomara que as pessoas tenham mais consciência e deixem de jogar lixo neste terreno, pois agora ficou limpo e cabe a todos manter assim”, pediu a moradora.

“Quando meu filho chegou em casa pegando tudo que era material que estava acumulado no muro, dizendo que estava participando de uma gincana sobre coleta seletiva, de pronto comecei ajudar, pois acho importante esse tipo de ação que incentiva a todos a cuidarem melhor do seu bairro e do meio ambiente”, disse Jailton Lima, pai do estudante Luiz Fernando, vencedor da ação sobre coleta seletiva.

O diretor do SAAE, Joaquim Neto, reforçou o compromisso da autarquia em continuar ampliando seus serviços para todas as comunidades da sede bem como para o interior do município. “Quando o prefeito Paulo Bomfim criou o  Cuidar da Gente para atender, primeiramente aos residenciais do Minha Casa Minha Vida, vimos a dimensão e a importância desse programa. Como já tínhamos a experiência do SAAE em Ação só ampliamos as atividades e hoje compartilhamos com as demais secretarias os resultados do trabalho exitoso”, reforçou Neto.

Durante o SAAE em Ação dessa semana foram coletados 825 quilos de materiais recicláveis que serão doados aos membros da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Juazeiro (COOPERFITZ) retirado 156 toneladas de entulhos das ruas e avenidas do bairro, 12 desobstrução de esgotos, além de limpeza e reposição de tampas em diversos Poços de Visitas (PV) da comunidade. As próximas atividades do Programa Cuidar acontecem de 22 a 26 de abril no Distrito de Abobora.

Antonio Pedro – Ascom/SAAE