Obra de abastecimento de água na  região de Maniçoba está em ritmo acelerado

Obra de abastecimento de água na região de Maniçoba está em ritmo acelerado

As obras das adutoras que vão abastecer 16 comunidades do Distrito de Maniçoba em Juazeiro estão em ritmo acelerado e, em breve, mais de mil famílias daquela região terão água tratada nas suas residências, fruto da parceria do Governo Municipal com o Governo do Estado, através da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB).  Na última quarta feira (13) o assessor de relações institucionais do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE, Inaldo Loiola acompanhado do vereador Reinaldo Sabino estiveram visitando algumas comunidades e comprovaram o adiantamento dos serviços.

Nas comunidades de Jazida Sete e Serra dos Tatus, a base para a colocação dos reservatórios está em fase de conclusão, enquanto que, na Maniçoba Velha a Estação de Captação e Tratamento de água também está bastante adiantada. “Nada paga a felicidade de vê este sonho se concretizando. São mais de 20 anos de espera por essa obra e, agora estamos comprovando e realização da mesma. Os moradores de todas as comunidades contempladas estão felizes e nós também, pois essa foi uma luta de todos. Só temos a agradecer ao governador Rui Costa, ao ex-prefeito Isaac Carvalho, ao prefeito Paulo Bonfim e a todos do SAAE que lutaram por essa realidade. Lembro que protocolei oficio em 2017 com o governador e o empenho de todos foi decisivo para a chegada da obra”, destacou o vereador Sabino.

 

Inaldo Loiola assegurou que a solicitação para outras obras está em andamento junto ao governo estadual visando cumprir a meta do diretor do SAAE, Joaquim Neto, de levar água a todas as localidades do interior. “A chegada da água vai mudar a realidade destas comunidades que, na sua maioria só tem água bruta para o consumo. Orientamos a todos que coloquem um reservatório em suas casas para que, em possíveis contratempos, não falte água para beber. A tubulação das adutoras já foi toda colocada e a empresa responsável pela obra está trabalhando agora na implantação dos reservatórios e redes de distribuição. Em breve estaremos festejando a chegada da água”, reforçou Inaldo.

 

Para o presidente da Associação de Moradores da Jazida Sete, Expedito João Nunes, esse é um sonho de muitos anos que está se concretizando. “Só  na nossa comunidade são aproximadamente 350 casas e, já ouvimos comentários de pessoas que querem vir morar aqui por conta dessa água que está chegando. Um presente que só temos a agradecer”, pontuou.

Dona Dejanira Machado, da localidade de Passarinho, não esconde a felicidade em vê a água chegando a sua casa. “Já coloquei minha caixa d’água e estou ansiosa para poder ter água boa para beber. Agora acredito que ela chega, pois já estão botando os canos na minha porta”, disse.

 

Serão três adutoras e mais de 100 mil metros de tubulação, três reservatórios elevados com capacidade para 40 mil litros de água cada, estação de captação e tratamento de água que irão abastecer as comunidades de Riacho da Massaroca,  Lagoa Grande e Lagoa da Cabra, Jazida Sete, Gangorra, Jurema Vermelha, Sítio Pia, Ema, Vereda do Meio, Córrego, Beira Rio, Sítio Pereiro, Boa Esperança, Tatus, Passarinho e Vila do PNHRA.

 

Antonio Pedro – Ascom/SAAE