No Dia Mundial da Água SAAE entrega mais um sistema de abastecimento no interior do município

No Dia Mundial da Água SAAE entrega mais um sistema de abastecimento no interior do município

Os moradores das comunidades de Lagoa Grande e Lagoa da Cabra, no Distrito de Maniçoba tiveram um motivo especial para festejar o Dia Mundial da Água (22/03). Dentro do Programa Municipal Toda Sexta Tem Obra o Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro entregou mais um sistema de abastecimento no interior do município beneficiando 40 famílias com água do Rio São Francisco.

O sistema é uma parceria com o Governo do Estado através da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB) que levará água tratada para 16 comunidades beneficiando mais de mil famílias da região de Maniçoba. Morador de Lagoa Grande e defensor de uma melhor qualidade de vida através da água potável, Raimundo Nonato disse que esse um sonho concretizado. “Sabemos que a água significa saúde e, por isso mesmo só temos que agradecer a todos que se empenharam para que esse benefício chegasse a nossa comunidade. Antes recebíamos água bruta e agora temos água tratada dentro de casa”, festejou o morador.

A dona de casa Edivane da Conceição Lima agradeceu a todos que lutaram para que a água chegasse até sua comunidade. “Muito feliz em estar hoje participando desse momento importante não só para mim, mas também para todos que moram nessas duas localidades. É mais saúde e melhor qualidade de vida através da água tratada que chega agora as nossas casas”, pontuou

O diretor regional da CERB, Afrânio Braga considerou a data propicia para a chegada da água aquelas comunidades. “Muita satisfação em entregar este sistema exatamente no Dia Mundial da Água. Uma reivindicação dos representantes locais atendida pelo governo do Estado e outros estão por vir levando água tratada a diversas localidades dessa região”, lembrou Braga.

Para o vereador Reinaldo Sabino é um momento de satisfação. “Aos poucos vamos cumprindo o que prometemos e trazendo água tratada para toda essa região. Só temos que agradecer ao governador Rui Costa, ao Prefeito Paulo Bomfim, Afrânio da Cerb, ao deputado Zó, ao ex-prefeito Isaac e a Joaquim Neto, pessoas que se empenharam e hoje estamos vendo essa realidade. O trabalho está continuando e logo outros sistemas serão inaugurados”, enfatizou o vereador.

Já o também vereador Inaldo Loyola lembrou que quando esteve servidor do SAAE aprendeu os caminhos para atender bem as comunidades do interior. “Uma luta grande da comunidade que recebeu o apoio do então prefeito Isaac Carvalho e do atual Paulo Bomfim, que juntos com as demais lideranças foram buscar com o Governo Estadual as ferramentas para realizar esse sonho. Já são diversas comunidades atendidas com água tratada e muito mais virá, pois nossa luta continua em beneficio do povo do interior”, reforçou Loyola.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Félix, este beneficio consolida a preocupação do governo municipal com o desenvolvimento regional. “Estas ações fortalecem o homem do campo através do bem mais precioso que é a água. Quero parabenizar às comunidades de Lagoa Grande e Lagoa da Cabra que passam a receber água tratada melhorando a qualidade de vida de todos”, resumiu Tiano.

Presente também ao ato o secretário de Meio Ambiente e Ordem Pública, Jadson Pereira Barros que lembrou a importância da água e seu uso consciente. “Nessa data em que se comemora o Dia Mundial da Água chamamos todos a uma reflexão sobre os cuidados com o meio ambiente. Precisamos cuidar bem dos nossos mananciais para que ações como essas de levar água tratada a comunidades do interior continuem sendo uma realidade cada vez mais constante”, frisou Jadson.

O diretor do SAAE, Joaquim Neto, voltou a demonstrar sua alegria em levar água ao povo do interior, “hoje de forma especial, pois se comemora o Dia Mundial da Água e nada mais justo do que estar aqui trazendo esse benefício aos moradores destas duas comunidades. Juazeiro tem hoje 92% de cobertura com água tratada, um número bastante significativo em nível de Brasil e vamos continuar trabalhando com parcerias a exemplo da CERB para a universalização da água. Com certeza ainda teremos muitas sextas-feiras para que possamos continuar inaugurando obras e levando saúde através da água de qualidade a todos da sede e do interior do município”, concluiu Neto.

Antônio Pedro – Ascom/SAAE