Comunidade de Itamotinga bate recorde do SAAE em Ação

Comunidade de Itamotinga bate recorde do SAAE em Ação

 

Estudantes e moradores da sede do Distrito de Itamotinga quebraram o recorde de todas as edições do SAAE em Ação na coleta de material reciclável. Dentro do Programa Cuidar da Gente as equipes do SAAE estiveram realizando uma série de serviços na quinta feira (8) enquanto alunos da Escola Municipal Iracy Nunes da Silva tiveram uma aula diferente sobre educação ambiental. No final da tarde as equipes de Resíduos Sólidos e da Cooperativa de Catadores computaram seis toneladas de materiais recicláveis coletados durante a ação. Vale ressaltar que a mini gincana realizada com os estudantes tem por objetivo motivar a todos sobre a importância da coleta seletiva.

Todo o material coletado será destinado para 14 famílias de catadores que antes viviam no antigo lixão de Juazeiro. “Além de estarem contribuindo com a limpeza da sua comunidade e para um ambiente mais saudável os estudantes que participam dessas atividades estão também ajudando os nossos cooperados na manutenção das suas famílias”, informa o presidente da COOPERFITZ, Raimundo Francisco.

A dona de casa Francisca Lourenço Cordeiro entendeu o objetivo da competição e ajudou sua filha Vitória nas atividades. “Muito bom para os estudantes que estão aprendendo sobre manter seu lugar sempre limpo. Aproveitei para fazer uma faxina aqui em casa”, disse a moradora.

Cícera Fernandes foi outra moradora que esteve o tempo todo ao lado do sobrinho. “Ações como essas ajudam a limpar nosso lugar e conscientizam principalmente as crianças sobre os cuidados com o meio ambiente”, reforçou. O comerciante Rômulo Costa abriu as portas do seu deposito para que os estudantes coletassem todo o material armazenado no local. “Aqui juntamos muito papelão e às vezes não sabemos onde descartar. Muito bom este movimento, pois sabemos para onde estar indo todo o material”, pontuou Costa.

Para a educadora Leidiane Justino, coordenadora da Escola Iracy Nunes, a movimentação dos estudantes foi excelente e reforçou o trabalho educacional já realizado na unidade escolar. “Desde o inicio da semana que eles já se mobilizavam para essa ação. Muito importante a conscientização que vocês trazem através das oficinas e da gincana sobre coleta seletiva. Os alunos adoraram as brincadeiras com o Palhaço “Pouquinho” e os brindes oferecidos pelas equipes. Que venham outras vezes”, festejou a professora.

Já o morador José Francisco Costa foi negociar suas contas em atraso e também solicitar a retirada de entulhos na sua porta. “Aproveitar que vocês estão aqui para fazer esses serviços. Muito bom, pois já resolvemos tudo de uma vez”, agradeceu.

O SAAE levou para a comunidade de Itamotinga serviços de desobstrução de esgoto, limpeza e reconstrução de poços de visita, retirada de vazamento, negociação de débitos, remoção de entulhos e oficinas para confecção de produtos a partir de material reciclável. Na mini gincana sobre coleta seletiva as equipes ofertaram brindes de incentivos para 25 estudantes que participaram da ação, inclusive uma bicicleta para a equipe do aluno Alisom Coelho Machado, vencedora da competição com 620 quilos de material coletado.

A próxima edição do Programa Cuidar da Gente será no Residencial Dr. Humberto Pereira de 19 a 23 de agosto.

Antonio Pedro – Ascom/SAAE