Comunidade de Abóbora bate recorde na coleta de material reciclável no SAAE em Ação

Comunidade de Abóbora bate recorde na coleta de material reciclável no SAAE em Ação

O programa Cuidar da Gente dessa semana mudou a rotina dos moradores da Sede do Distrito de Abóbora. Desde e segunda feira (22) até essa sexta (26) diversas secretarias do Governo Municipal estiveram presentes na comunidade com todas as suas atividades. Na quinta feira (25) as equipes do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro ofertaram aos moradores limpeza de fossas, retirada de entulhos, reposição de calçamento, palestra sobre educação ambiental, oficinas para confecção de produtos a partir de materiais recicláveis e uma mini gincana sobre coleta seletiva. Ao final da ação, os alunos da Escola Manoel de Souza Bonfim bateram novo recorde coletando 4.306 quilos de materiais recicláveis, superando a comunidade de Carnaíba do Sertão que detinha a quantidade de 3.460 quilos.

Presente à ação o prefeito Paulo Bomfim enfatizou a importância do programa, principalmente nas comunidades do interior do município. “De parabéns todas as secretarias que trouxeram para a população de Abóbora esta gama de serviços para diminuir a demanda reprimida. O SAAE em Ação tem contribuído muito com o Cuidar da Gente, principalmente neste trabalho de conscientização com a coleta e reaproveitamento do material reciclável. Quero agradecer a todas as equipes, em especial ao diretor Joaquim Neto, pelo comprometimento durante esse ano do SAAE em Ação”, lembrou o prefeito.

A professora Vanúsia Bonfim, gestora da Escola local, agradeceu ao SAAE por ter possibilitado aos seus alunos um dia de muitas atividades. “É sempre bom quando há esse envolvimento. Desde o inicio da semana que os estudantes já estavam se mobilizando e hoje podemos festejar junto com todos vocês o resultado desse trabalho”, pontuou a gestora. Já a coordenadora da escola, Sirlene de Oliveira Alves Reis, disse que o SAAE em Ação “veio reforçar o trabalho que já é realizado na unidade com o envolvimento de todos. Esperamos que outras ações possam chegar até nós para que possamos continuar incentivando os estudantes com essa conscientização ambiental”, resumiu.

Feliz também ficou a dona de casa Angélica Santos por vê sua filha participando de todas as atividades e ainda ganhando brindes pelo desempenho. “Em casa sempre incentivamos ela nas atividades ambientais e esta ação de hoje aqui na escola só vem reforçar esse aprendizado. Um trabalho bonito que vocês fazem e que merece os parabéns”, completou.

O vencedor da competição foi o aluno Kaio Lucas Custódio, do 9° ano, que conseguiu juntar 430 quilos de materiais recicláveis.

De acordo com o morador José Bonifácio, há muito o distrito de Abóbora necessitava desse envolvimento. “Receber todos estes serviços e a presença dos agentes públicos em nossa comunidade é motivo de satisfação e fruto de uma união de todas as lideranças em beneficio da nossa terra”, enfatizou.

Josemar José da Silva e Ademar Bonfim, também aprovaram a iniciativa afirmando que os moradores ficaram satisfeitos e na esperança de que outras ações semelhantes continuem chegando até a localidade. “Queremos agradecer a todos e sabemos que não foi possível concluir todos os serviços, entretanto ficou o compromisso do prefeito e demais agentes de que as equipes retornarão para a conclusão. Muito bom este programa e só vem trazer benefícios para todos nós”, reconheceram.

O SAAE em Ação contou com a participação do Palhaço “Pouquinho” e membros da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Juazeiro (COOPERFITZ). A próxima ação será no dia 09 de maio no Bairro Alto do Cruzeiro.

 

Antonio Pedro – Ascom/SAAE