Carnaíba mantém recorde de participação no Programa SAAE em Ação

Carnaíba mantém recorde de participação no Programa SAAE em Ação

Atender as demandas das comunidades na sede e no interior do município de Juazeiro com os mais diversos serviços é o objetivo do Programa Cuidar da Gente do Governo Municipal, que essa semana esteve presente no Distrito de Carnaíba do Sertão com a participação de várias secretarias. Na quinta feira (28) o SAAE em Ação levou para os moradores da localidade serviços de desobstrução de esgoto, limpeza de fossa, revisão de ligações, retirada de entulhos, reposição de calçamento, negociação de débitos, retirada de vazamentos e novas ligações de água. No final da ação as equipes do SAAE computaram o atendimento a cerca de 100 alunos da Escola Graciosa Xavier Ramos com oficinas sobre educação ambiental e confecção de produtos a partir de materiais recicláveis, 60 toneladas de entulhos retiradas das ruas, 45 atendimentos no setor comercial, sendo maioria para a limpeza de fossas, reposição de calçamento e 3.145 quilos de produtos recicláveis coletados durante a mini gincana que envolveu estudantes e moradores do Distrito. Com isso, Carnaíba mantem o recorde de participação na coleta de materiais recicláveis, doados a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Juazeiro (COOPERFITZ) que mantém 14 famílias vivendo deste trabalho.

O estudante Cauan Barbosa dos Santos ficou bastante emocionado ao vencer a competição coletando 400 quilos de materiais recicláveis juntamente com seus colegas de sala e receber como brinde uma bicicleta nova ofertada pelas equipes do SAAE.  “Muito feliz em poder participar e ainda ganhar uma bicicleta. Como foi um grupo que atuou junto comigo vamos ver o que fazer com prêmio”, disse o estudante.

A mãe de Cauan, Joice Barbosa, também ficou contente em ver o envolvimento do filho. “É a segunda vez que o SAAE faz este evento aqui e é muito bom observar o envolvimento dos meninos. Além de limpar nossa comunidade eles ainda aprendem a preservar o meio ambiente”, pontuou a dona de casa. Feliz também ficou a servidora da Escola  Graciosa Xavier Ramos, Lindinalva Santos da Silva que fez a solicitação e foi de pronto atendida. “Que bom que vocês trouxeram este caminhão para a limpeza de fossas. Tem muita gente precisando e que não dispõe do dinheiro para pagar. Assim como eu fui contemplada e economizei R$ 150, espero que os demais também consigam a realização desse serviço, pois é muito importante para nós que ainda não temos o saneamento”, lembrou.

Já para o morador da Rua Vermelha, Reinaldo Alves (Naldinho) a ação foi bastante produtiva. “Estava mesmo precisando destes serviços em nossa terra. Aproveitei para solicitar o aterro de uma pequena lagoa que se formou com as chuvas na minha rua e fui atendido. Obrigado e parabéns a todos pela iniciativa”, reforçou Naldinho.  Outra moradora que ficou contente foi Dilma Silva Freitas. Ela teve a fossa limpa e ainda retirou resíduos acumulados na sua casa. “Muito bom. Estava precisando esvaziar minha fossa e aproveitei para limpar o muro. Anda ganhei um brinde”, festejou a moradora.  

Para Flavio Gonçalves de Macedo, o SAAE em Ação agora integrando o Programa Cuidar da Gente fortalece o trabalho dos comunitários no interior do município. “Temos muitas demandas e o tempo, às vezes nos impede de ir até a cidade fazer as devidas solicitações. Com esse programa os serviços vêm até nós e reduz em muito as nossas necessidades. Já tivemos aqui a SESP, a Saúde, hoje o SAAE em Ação e ainda vêm as atividades de esporte e cultura. Um projeto oportuno que valoriza também o nosso interior”, resumiu Flávio.

O Programa Cuidar da Gente foi criado inicialmente para atender as demandas nos Residenciais do Minha Casa, Minha Vida, entretanto, com a aceitação dos serviços o governo municipal decidiu ampliar as atividades para todos os bairros e Distritos de Juazeiro. Com isso, a cada 15 dias uma comunidade recebe a gama de serviços das diversas secretárias municipais minimizando os problemas existentes em cada localidade.

Antonio Pedro – Ascom/SAAE