SAAE transforma a realidade do abastecimento de água no interior de Juazeiro

SAAE transforma a realidade do abastecimento de água no interior de Juazeiro

Melhorar o abastecimento de água em todo o interior do município foi um dos desafios da gestão do prefeito Isaac Carvalho. Através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto/SAAE, diversas ações estruturantes ao longo dos oito anos de governo foram implementadas, entre elas: Perfuração de 200 poços tubulares; construção de redes coletoras de esgoto; aquisição e instalação de mais de 250 bombas submersas; instalação de cataventos; aquisição de motocicletas e manutenções diárias. 

Comunidades dos distritos de Pinhões, Itamotinga, Massaroca, Maniçoba, Juremal, Carnaíba do Sertão, Junco/Salitre e Abóbora já estão utilizando água dos poços tubulares para o consumo animal, como também para o plantio de pastos, a exemplo da palma forrageira.

Em uma das comunidades beneficiadas pela perfuração de poços foi Sítio Ribeiro. Gilberto Manoel Gonçalves é um dos moradores. Por muitos anos precisou se deslocar de bicicleta e muitas vezes ir a pé buscar água para os animais, ou mesmo esperar o carro pipa para encher os reservatórios. "Gostaria de agradecer imensamente ao prefeito Isaac porque realmente ele mudou a vida de todos que moram na zona rural. Hoje nossa realidade é diferente, temos água todos os dias", disse. O poço perfurado em Sítio Ribeiro atende uma média de 2.000 animais e 30 famílias. 

Em parceria com a Codevasf, foram implantadas 15 adutoras em várias localidades do interior. Pelo Programa Água Doce estão sendo construídos mais 15 sistemas produtivos sustentáveis com a colocação de reservatórios, painel elétrico, dessalinizador e tanque de contenção. “O distrito de Pinhões era o único que ainda não tinha acesso a água do Rio São Francisco, e hoje esta recebendo água tratada nas suas residências. Tudo isso é fruto da parceria com os governos estadual e federal”, lembrou o diretor-presidente do SAAE, Joaquim Neto.

O SAAE também realizou operação de distribuição e ampliação de extensões de rede de água em diversas comunidades do interior. Foram assentados mais de 500 mil metros de tubulações, a exemplo da localidade de Lagoa Cumprida, distrito de Mandacaru; comunidade de Massapê, no distrito de Maniçoba; localidade de Favela, na região do Salitre; na fazenda Caixão, beneficiando também as comunidades de Laranjeiras e Baraúna, distrito de Itamotinga, entre outras, melhorando assim o abastecimento de água nessas regiões.

Serviços