SAAE leva informações sobre esgotamento sanitário aos moradores do Jardim das Acácias

SAAE leva informações sobre esgotamento sanitário aos moradores do Jardim das Acácias

As equipes sociais e de engenharia do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro estiveram reunidas na última quarta feira (27) com moradores do Jardim das Acácias, onde estão sendo refeitas as ligações convencionais para a conclusão do esgotamento sanitário daquele bairro. 

De acordo com a engenheira civil Naiara Bastos, coordenadora da obra, as antigas ligações feitas naquela comunidade estão fora do padrão e não atendem as especificações do saneamento básico. “São ligações feitas indevidamente pelos próprios moradores, na maioria das vezes com material inadequado. A rede coletora já está toda perfurada dificultando o trabalho de manutenção.  Estamos refazendo todas as ligações, recuperando os Pontos de Visita (PVs) e reforçando as redes principais. Queremos tranqüilizar a população assegurando que todas as casas terão suas ligações refeitas e este bairro ficará com 100% de cobertura sanitária”, garantiu a engenheira.

A engenheira pede a colaboração dos moradores no sentido de não jogarem objetos indevidos na rede e nos PVs, pois isso acaba prejudicando todo o sistema e, conseqüentemente o meio ambiente. “As ligações da água de chuva também não podem ser jogadas na rede de esgoto, pois estas não foram dimensionadas para esse fim. Um litro de óleo usado despejado indevidamente no ralo da pia vai direto para a rede coletora e pode poluir até um milhão de litros de água”, reforçou Naiara.

As assistentes sociais Ester Soares e Marineide Macêdo, responsáveis pelo trabalho de conscientização junto às comunidades, informaram que o objetivo dessas reuniões é tirar qualquer dúvida dos moradores com relação à obra em execução. De acordo com Marineide, “um serviço desse porte trará alguns transtornos, mas asseguramos que no final tudo será recompensado com mais saúde e uma melhor qualidade de vida. O saneamento pode não ser uma obra de grande impacto visual, entretanto o seu beneficio na saúde da população tem um efeito altamente positivo”.

Na próxima semana as equipes estarão no bairro com o plantão social esclarecendo todas as dúvidas dos moradores. Devem acontecer também cursos de fabricação de produtos de limpeza e higiênicos, na comunidade possibilitando mais conhecimentos e uma melhoria na renda familiar dos participantes.

O aposentado Romério da Silva, morador da rua três do Jardim das Acácias, aprovou a iniciativa afirmando que são esclarecimentos como aqueles que tiram as dúvidas de todos. “Ficamos felizes quando vimos o pessoal do SAAE fazendo medições e logo a empresa iniciando a obra, mas faltava esse contato. Agora tudo está sendo esclarecido e só agradecemos pelo beneficio”, disse.

Odair Ferreira que estava sem saber como fazer a ligação da sua casa, também se disse satisfeito com o resultado da reunião. “É muito bom esta equipe vir até nós, pois assim ficamos sabendo de tudo o que está acontecendo. Estava preocupado com a minha situação, mas Graças a Deus o pessoal já anotou e vai resolver o problema”, pontuou.

Serviços