SAAE instala lixeiras para coleta seletiva no centro da cidade

SAAE instala lixeiras para coleta seletiva no centro da cidade

A coleta seletiva é uma alternativa para minimizar o impacto da produção de lixo que é jogado diretamente na natureza. Estima-se que Juazeiro produza 170 toneladas de lixo por dia e, deste volume, cerca de 50% poderia ser reaproveitado. O Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE, que já havia colocado 20 pontos de entrega voluntária (PEV) instalou nessa segunda-feira (24) oito conjuntos de lixeiras para material reciclável visando estimular ainda mais a coleta seletiva na cidade.

Além de ser é uma alternativa voltada para o desenvolvimento sustentável a coleta seletiva gera renda para dezenas de pessoas da Cooperativa de Catadores de Material Reciclável de Juazeiro que, depois da triagem comercializa todo o material coletado.

O moto taxista Eliel dos Santos aprovou a iniciativa e garantiu que a partir de agora será uma pessoa mais consciente. “Antes procurava uma lixeira aqui perto e não tinha, agora, além de fazer a minha parte vou orientar as demais pessoas a colocarem o lixo no lugar certo”, pontuou

Já a estudante Ana Carolina de Menezes reconheceu que ainda falta educação  no trato com o meio ambiente. Segundo ela, as lixeiras devem contribuir para a mudança de hábitos de muitas pessoas. “Todos devemos nos conscientizar da importância que é a preservação do nosso rio e a coleta seletiva, certamente vai evitar que parte deste lixo acabe poluindo ainda mais as águas do Velho Chico. Gostei da idéia e espero que os outros façam também a sua parte”, sintetizou.

O diretor do SAAE, Joaquim Neto, adiantou que estas lixeiras são as primeiras de muitas que o governo pretende instalar em toda a cidade, melhorando cada vez mais a limpeza e deixando Juazeiro mais bonita. “A coleta seletiva representa a maneira ecológica mais adequada para o descarte de lixo. Associado ao tema de educação ambiental  que o SAAE, em parceria com estudantes da UNIVASF  vem realizando nas escolas e comunidades, esperamos está  contribuindo  para o desenvolvimento sustentável através dessas ações.  Desde que assumimos mais essa missão, da coleta e destino final dos resíduos sólidos, que estamos trabalhando com todas as equipes do SAAE, essa consciência ambiental na população juazeirense para o bem dos nossos recursos naturais”, concluiu. 

As lixeiras forma colocadas na orla, Praças da Misericórdia, Sam Thiago Maior,  Antonílio da França Cardoso,  Terminal de ônibus,  Vaporzinho  e ao lado do Paço Municipal.

Serviços