SAAE instala bomba e melhora abastecimento de água em Comunidade do Salitre

SAAE instala bomba e melhora abastecimento de água em Comunidade do Salitre

Os moradores da comunidade da Fazenda Santana no Vale, na região do Salitre festejaram o fim da escassez de água, principalmente para o rebanho que passa de quatro mil animais de pequeno, médio e grande porte. O Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro instalou uma bomba submersa com potência suficiente para saciar a sede dos animais e realizar as tarefas domésticas, após a chegada de energia na localidade.

De acordo com o coordenador de área para o Salitre, Vandeci Carlos Azevedo (conhecido como Pereira) a região já foi grande produtora de frutas, legumes e hortaliças, mas com a seca no Rio Salitre muitos abandonaram suas terras em busca de novas oportunidades e os remanescentes vivem hoje da criação de animais. “Essa é uma área de fundo de pasto e os animais da redondeza andam até 15 quilômetros para beber água aqui nesta fazenda. Antes era só água puxada pelo cata-vento e um gerador. Com a chegada da energia pudemos instalar a bomba melhorando em 100% a oferta de água”, expôs Pereira.

A criadora Maria Alves, que nasceu e foi criada na comunidade, externou a sua alegria. “Aqui somos oito famílias que vivíamos sofrendo com a quebra constante do motor e a falta de água. Agora com esta bomba colocada pelo SAAE, em pouco mais de uma hora a caixa de 10 mil litros fica cheia e temos água para tudo. O cata-vento que também foi consertado pelo SAAE dá o suporte no outro poço para os animais que vêm de todo canto beber aqui. Foi um grande beneficio e só temos que agradecer a todos do SAAE”, conclui Dona Maria.   

Serviços