SAAE inicia saneamento dos Bairros Jardim Florida e Alto da Aliança

SAAE inicia saneamento dos Bairros Jardim Florida  e Alto da Aliança

Até o final desse ano Juazeiro estará com mais de 90% de área saneada. Esse é o compromisso do governo municipal que retomou a obra paralisada há anos, alvo inclusive de investigação da Policia Federal . Após a conclusão do saneamento em todo o Bairro João Paulo II, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE/Juazeiro iniciou a obra no Jardim Flórida e Alto da Aliança, com as ligações domiciliares.

Na última quinta-feira (18) a equipe técnica do Serviço Social do SAAE e mais o engenheiro Henrique Santiago se reuniram com os moradores do bairro para explicar os benefícios do saneamento. A assistente Social Rosana Oliveira, detalhou como será executada a obra sem causar grandes transtornos aos moradores. Segundo ela, a equipe já iniciou as visitas domiciliares em todas as ruas do bairro fazendo o trabalho de conscientização. “É importante a participação de todos nesse processo para que o serviço seja executado da melhor maneira possível. Sabemos que os transtornos serão temporários, mas os benefícios serão para sempre. Estaremos visitando todas as residências esclarecendo como será feita a obra e essa parceria com a comunidade será de fundamental importância”, disse Rosana.

Fazendo um histórico do saneamento em Juazeiro o engenheiro Henrique Santiago lembrou que a obra se arrasta há muitos anos, mas deixou claro que o cenário agora é outro. “Essa gestão está tratando o saneamento com seriedade, refazendo o que foi começado de forma errada. É uma obra de grande importância, pois segundo a Organização Mundial de Saúde de cada real investido em saneamento quatro reais serão economizados na medicina curativa. O projeto que ai estava, inclusive com mandados de prisão de alguns gestores, não contemplava sequer a ampliação da lagoa de estabilização. Ora como sanear uma cidade que está em crescimento se não houver um local com capacidade suficiente para receber os esgotos. Essa gestão está construindo 20 estações elevatórias e vai ampliar a lagoa de tratamento para suportar toda demanda. O SAAE assumiu esta nova etapa do saneamento e a meta é deixar a cidade com cerca de 95% saneada em 2016. Para isso precisamos contar com o apoio de todos os moradores que serão os próprios ficais da obra”, explanou Santiago.

A dona de casa Ana Claudia, moradora da rua 01, disse que há anos aguardava esta obra e espera que agora ela seja concluída para maior confortos dos moradores. “Já vi os homens da empresa trabalhando, iniciando as ligações e vamos acreditar que logo após venha também a pavimentação das ruas”, cobrou.

Para o morador Carlos Alberto, o saneamento trará um enorme beneficio para a comunidade uma vez que, “sem esgotos correndo a céu aberto, os problemas de saúde e proliferação de mosquitos serão minimizados”, pontuou, elogiando a iniciativa do SAAE em levar a equipe para discutir com os moradores.

No final do encontro foi formada a Comissão de Acompanhamento da Obra – CAO, composta pelos moradores do bairro; Ana Cláudia, Geraldo Bezerra, Lucélia Oliveira, Rosimeire Lima Santos, Francisco Aristides da Silva e Onofre Jacinto.

Os membros da CAO ficarão responsáveis pela fiscalização da obra levando todas as informações ao Plantão Social do SAAE que estará no bairro as segundas e terças feiras, das 8 às 12 horas, tirando dúvidas e passando informações para os moradores.

Serviços