SAAE incentiva catadores de materiais recicláveis durante o carnaval de Juazeiro

SAAE incentiva catadores de materiais recicláveis durante o carnaval de Juazeiro

Durante os três dias do carnaval antecipado de Juazeiro o Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE  esteve presente  apoiando os membros da Cooperativa de Materiais Recicláveis de Juazeiro que integraram o Programa Recicla Juazeiro, uma iniciativa do Governo Municipal.

A equipe do SAAE esteve todas as noites acompanhando os catadores orientando no serviço de coleta e pesagem do material. Segundo a Coordenadora de Recicláveis, Yanna Maggie, “o resultado foi positivo, porém precisa melhorar colocando mais pontos de pesagem para facilitar o trabalho.  Foi uma iniciativa louvável do governo em criar o Recicla Juazeiro, pois além de ser uma ação social de grande alcance motiva os catadores a continuarem firmes no seu trabalho”, avalia.

Para a catadora Silvia Muniz Carvalho, o trabalho foi recompensador e mais organizado do que em anos anteriores. Já Francisco José da Silva lamentou não ter conseguido catar mais latinhas, mas ficou satisfeito com o resultado. “Esperamos continuar recebendo o apoio destas entidades, a exemplo do SAAE, para que nosso trabalho seja mais valorizado”, resumiu.

De acordo com o diretor do SAAE, Joaquim Neto desde que o SAAE assumiu a coleta e destino final dos resíduos sólidos o compromisso é melhorar a situação dos catadores de material reciclável, tanto nas condições de trabalho como na melhoria da renda. “Já instalamos 20 pontos de coleta seletiva voluntária em pontos estratégicos da cidade. Alguns condomínios já estão fazendo a seleção do lixo e vamos continuar motivando os catadores para a melhoria deste serviço essencial para a cidade e para o meio ambiente. Quero parabenizar também as equipe dos setores de água e esgoto que trabalharam todos os dias do carnaval lavando as ruas do circuito e deixando a cidade pronta para a festa”, pontuou Neto.

Serviços