SAAE conscientiza população sobre a importância de instalação das caixas de gordura

SAAE conscientiza população sobre a importância de instalação das caixas de gordura

Muitas pessoas derramam o óleo de cozinha através do ralo da pia, mas poucas sabem o malefício causado pelo descarte de forma incorreta. Ao chegar às redes de esgoto, o óleo cria uma película dentro das tubulações que, com o passar do tempo, endurece, criando assim o entupimento. Essas obstruções podem causar extravasamento de esgoto, além de prejudicar o trabalho realizado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Juazeiro.

Para evitar que o óleo chegue à rede coletora de esgoto é necessário que as residências, bares, restaurantes, lava jatos, entre outros, possuam uma caixa de gordura, onde o óleo será depositado. Mesmo com a caixa é recomendável que o óleo, após ser utilizado, não seja despejado na pia.

O técnico da autarquia, Wilson Alves, explica os benefícios da colocação da caixa de gordura. "Ela retém a gordura e evita sua solidificação dentro das tubulações, previne obstruções e vazamentos, facilita o tratamento, além de reduzir o odor presente no esgoto. A eficiência da caixa também dependerá da realização de limpezas periódicas e esta manutenção é rápida e fácil de ser feita. Peço que os empresários se conscientizem e coloquem, pois estarão contribuindo para maior eficiência nos serviços prestados pelo SAAE e na preservação do meio ambiente", enfatizou.

Wilson ainda dá dicas de como proceder com a instalação: "a caixa de gordura tem que ser colocada na parte interna do estabelecimento ou áreas próximas à cozinha e instalada na tubulação que recebe água da pia que vai direto para o passeio", declarou. Ele alerta que não pode ser colocada na calçada e nem instalada na mesma tubulação da bacia sanitária.

Para saber como proceder com a instalação da caixa de gordura ou outros esclarecimentos, os proprietários dos estabelecimentos comerciais da cidade podem ligar para (74) 8846-3234.

Serviços