Representantes do SAAE participam de encontro do Programa Água Doce em Salvador

Representantes do SAAE participam de encontro do Programa Água Doce em Salvador

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) realizou ontem (25) no auditório da União dos Municípios da Bahia – UPB, o  Encontro Estadual do Programa Água Doce (PAD). Representantes dos municípios do semiárido baiano, das comunidades beneficiadas e as coordenações nacional e estadual do programa, participaram do encontro.

O Serviço de Água e Saneamento Ambiental de Juazeiro (SAAE) esteve representado pelo Assessor de Relações Institucionais,  José Inaldo  e pelo coordenador da região do Salitre, Valdecir Pereira.  No encontro foram  apresentados os resultados gerais do programa na Bahia, bem como a repactuação da gestão compartilhada e a atualização técnica e social da metodologia. Juazeiro foi contemplado com nove sistemas do  Água Doce,  que irão fortalecer o abastecimento de água  em 11 comunidades no interior do município.

O sistema do Programa Água Doce transforma água salobra de poço em água potável da mais alta qualidade para o consumo humano, através da dessalinização. Além disso, fornece água para o consumo animal, pequenas plantações e criação de peixe nos tanques de rejeitos.

Para Inaldo Nascimento, o encontro foi altamente produtivo, pois todas as duvidas com relação a operacionalização do sistema foram tiradas. “Já havíamos participado de um encontro para capacitação dos operadores em Juazeiro e agora complementamos todas as informações para que os sistemas entrem em funcionamento. Essa é mais uma parceria do governo municipal, através do SAAE, com o governo do estado visando melhorar cada vez mais o abastecimento de água em todo o interior do município, levando também para os moradores das comunidades a oportunidade de melhorar a qualidade de vida com uma renda extra, que é a criação de peixe nos tanques já instalados em todas as localidades beneficiadas”, concluiu Inaldo. 

Serviços