Prefeitura de Juazeiro e SAAE inauguram mais dois poços tubulares no distrito de Pinhões

Prefeitura de Juazeiro e SAAE inauguram mais dois poços tubulares no distrito de Pinhões

Na última sexta-feira, 22, a Prefeitura de Juazeiro e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), cumprindo mais uma agenda do Toda Sexta tem Obra, entregaram mais dois poços tubulares a população do distrito de Pinhões, mais especificamente na Fazenda Boa Fé e Sítio Ribeiro. Com esse número, já são 51 poços entregues a diversas comunidades do interior, numa parceria com o Ministério da Integração Nacional e a empresa IHARA.

O morador do Sítio Ribeiro, o senhor Gilberto Manoel Gonçalves, manifestou sua satisfação com a chegada do poço, relatando que precisava se deslocar de bicicleta e muitas vezes a pé para buscar água para dá aos animais, além da espera do carro pipa para encher os reservatórios. “Gostaria de agradecer imensamente ao prefeito porque realmente ele vem mudando a realidade de todos que moram na zona rural. Hoje nossa realidade é diferente, teremos água todos os dias”, pontuou. Gilberto destacou ainda que o poço do Sítio teve vazão de 1.500 mil litros/hora e irá atender uma média de 2.000 animais e 30 famílias.

Na Fazenda Boa Fé a vazão do poço foi de 8.000 litros/hora e a água será utilizada na alimentação de cerca de mil animais e no plantio de forragem. “Hoje estamos muito felizes e agradecidos, porque você Prefeito Isaac e a equipe do SAAE tem se preocupado com as pessoas que vivem no interior de Juazeiro”, falou o morador, Marcos Paulo Andrade.

Em seu discurso, o prefeito Isaac Carvalho agradeceu a toda equipe do SAAE pelo trabalho desenvolvido no interior e ressaltou as ações realizadas pela sua gestão nos últimos sete anos, como a instalação de bombas submersas em várias comunidades, construção de novas adutoras, instalação e manutenção de catavento, por exemplo. “Estamos trabalhando para melhorar todo o município de Juazeiro. É sempre motivo de alegria retornar ao interior e ouvir dos moradores que eles poderão voltar a criar e alimentar seus animais, porque agora eles têm acesso à água. O distrito de Pinhões era o único que ainda não tinha acesso a água do Rio São Francisco, e tudo isso é fruto da parceria com o governo estadual e federal”, enfatizou o prefeito.  

O secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Cerqueira, destacou as ações que a gestão do prefeito Isaac Carvalho vem realizando no interior. “O povo do interior que antes andava com a lata d’água na cabeça tem hoje água tratada em suas casas. Já são 15 adutoras, mais de 200 poços perfurados, entre outros. Temos também o projeto da palma forrageira que irá beneficiar a todos os produtores. Agora iniciamos na comunidade de Lajinha e Lagoa do Boi o plantio em 15 quintais produtivos escolhidos democraticamente pelas associações para que cada produtor no período da estiagem possa ter a palma para dá aos animais, fortalecendo a caprinovinocultura, que terá também as feiras e exposições nos distritos”, destacou o secretário.

Representando o diretor-presidente do SAAE, Joaquim Neto, o coordenador de divisão do interior, José Inaldo Nascimento, ressaltou a satisfação de retornar ao interior para entregar mais poços tubulares. “Através de políticas públicas estamos realizando o trabalho que o prefeito Isaac e Joaquim acreditam que é levar água para fortalecer o homem do campo na zona rural. O governo enfrentou a seca mais prolongada dos últimos tempos, 2011 a 2015, a chuva foi muito escassa. E estamos nos preparando para enfrentar outra grande estiagem, mas agora o interior vive outra realidade. Com ações estruturantes a população hoje tem água em suas casas”, frisou Inaldo.

A entrega dos 51 poços tubulares contou com a presença dos vereadores Agnaldo Meira, Anastácio Assis, secretários municipais, funcionários da autarquia e moradores da localidade.

Serviços