Poço já irriga pequena produção no Sitio Jardim

Poço já irriga pequena produção no Sitio Jardim

Dando continuidade ao Programa Toda Sexta tem Obra, criado e executado pela prefeitura de Juazeiro, o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, Joaquim Neto, entregou na ultima sexta-feira (13) o 44º poço tubular dos 70 que foram perfurados em todo o interior do município.

O poço com vazão de 4.800 litros de água/hora, foi instalado no Sítio Jardim( Comunidade de Caixão) no Distrito de Itamotinga e vai beneficiar diversas famílias e um rebanho de 800 animais. O agricultor Secundio Calixto, se antecipou e, antes mesmo do poço ser inaugurado, já havia construído um bebedouro para os animais e feito um pequeno sistema de irrigação para o cultivo de milho, feijão, abóbora e capim. “Estamos num momento bom com as chuvas, mas nossa preocupação será depois que elas pararem. Com este poço temos a garantia de que não vai faltar água para nossos bichos, para as tarefas de casa e para nossas plantas. Já passamos por muito sofrimento, mas agora com a chuva e com tudo que o SAAE está fazendo pra nós tudo vai melhorar”, disse seu Calixto.

Para o presidente da Associação de Moradores da Mina, Evandro Silva, o sofrimento acabou. Ele destacou as ações realizadas pela Prefeitura Municipal e pelo SAAE no atendimento ao homem do campo. “Nunca fomos tão bem atendidos como agora. Em menos de um ano conseguimos poço, bomba, canos, recuperação das estradas e hoje nos sentimos mais valorizados”, reforçou.

“A cidade cresceu e o interior acompanhou esse crescimento com ações como estas que fixa o homem do campo na sua terra. Eu conheço todo o interior do município e nunca vi tanto trabalho como na gestão do prefeito Isaac, que dá essa condição de uma vida melhor ao homem do sertão”, enfatizou Jorge Cerqueira, secretário municipal de Agricultura, parabenizando também toda a equipe do SAAE que, segundo ele, tem feito a diferença nesse governo.

De acordo com Joaquim Neto, que na oportunidade representou também o prefeito Isaac Carvalho (na ocasião estava em Brasília em busca de mais recursos), a meta é preparar Juazeiro para os próximos 20 anos. Neto disse que o maior desafio nesse momento é concluir o saneamento básico e construir novas estações de tratamento de água e de esgoto. “É sempre motivo de satisfação participar de momentos como esses, principalmente no interior onde tenho grande afinidade. O SAAE nunca tinha se envolvido em perfurações de poços, mas nessa gestão, por orientação do prefeito Isaac, assumimos essa função e os resultados estão ai, água em todas as comunidades do interior, seja através de poços ou dos sistemas de abastecimentos via adutoras. Todo este trabalho é fruto de uma equipe comprometida com o serviço publico e em levar melhorias ao homem do campo. Dos 23 carros a serviço da autarquia, 11 estão no interior porque entendemos a necessidade de pessoas como seu Calixto que está sabendo usar bem esse beneficio. Que ações como essa sejam multiplicadas para que possamos continuar tendo orgulho do nosso trabalho”, pontuou Joaquim.

Serviços