Iniciadas as obras do Programa Água Doce em Juazeiro

Iniciadas as obras do Programa Água Doce em Juazeiro

Estabelecer uma política pública permanente de acesso a água de boa qualidade para o consumo humano é o objetivo do Programa Água Doce, que possibilita também a implantação de pequenos sistemas produtivos IMG-20151111-WA0048sustentáveis nas localidades onde será instalado.

Formado por seis componentes: gestão, pesquisas, mobilização social, sustentabilidade ambiental, sistema de dessalinização e sistemas produtivos, o Água Doce tem o compromisso de garantir o uso sustentável dos recursos hídricos promovendo a convivência com o semiárido.

O município de Juazeiro foi contemplado com cerca de 15 sistemas e os primeiros já foram iniciados nas localidades de Rodeador e Sítio Monte Alegre, Distrito de Itamotinga. O programa tem a coordenação nacional do Ministério do Meio Ambiente, execução e fiscalização do Governo Estado, através da Companhia de Engenharia Ambiental e de Recursos Hídricos da Bahia (CERB), e a gestão e manutenção da Prefeitura Municipal através do Serviço Autônomo de Água e Esgotos SAAE.

 

IMG_20160310_102900762

De acordo com Afrânio Braga de Miranda, gerente regional da CERB em Juazeiro, o programa usará os poços já existentes nas comunidades e utilizará o dessalinizador para purificar a água. “A partir desse processo a água ficará 100% potável e o rejeito será depositado no tanque de contenção, podendo ser utilizado para a criação de tilápias e na irrigação de pequenas produções” detalhou Afrânio.

Cerca de 40 famílias da comunidade do Rodeador serão beneficiadas com o sistema, acabando assim a dependência do carro pipa. O diretor de divisão do interior do SAAE, Inaldo Nascimento, explicou que o município dará todo suporte técnico e de manutenção, entretanto cabe aos moradores das comunidades beneficiadas tomarem de conta do sistema. “O prefeito Isaac Carvalho já assinou o termo de parceria com os Governos Federal e Estadual e, tão logo os sistemas fiquem prontos serão repassados para o SAAE fazer a IMG_20160310_103832586_HDRoperacionalização. Já conseguimos com a Codevasf a doação dos alevinos de tilápias para serem criados nos tanques de contenção e a idéia é fazer com que essas comunidades fiquem auto-sustentáveis com mais esse beneficio”, disse Inaldo.

Para o presidente da Associação e Moradores do Rodeador, Elton Hermano Rodrigues, este é mais um beneficio para a sua comunidade que passará a ter água potável acabando com a dependência do carro pipa. “Estamos todos felizes com mais essa conquista e só temos a agradecer a todos os envolvidos nesse processo”, resumiu.

Receberão na seqüência o Programa Água Doce as comunidades de Tanque Novo, Serra da Madeira, Manoel Patrício, Cruz, Pateiro, Jaburu, Muquém e Barra Bonita.

Serviços