Equipe social do SAAE oferece curso com o tema “Fabricação de produtos de limpeza e higiene pessoal”

Equipe social do SAAE oferece curso com o tema “Fabricação de produtos de limpeza e higiene pessoal”

Na última sexta-feira (02), a equipe social do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Juazeiro realizou mais um curso com o tema “Fabricação de produtos de limpeza e higiene pessoal”, para os moradores dos bairros Codevasf e Argemiro. A oficina teve como orientador o engenheiro químico e professor do IF Sertão PE, Geraldo Júnior e o estagiário Ítalo Ramon Rodrigues.

O curso ensina técnicas de fabricação de sabões em barra e líquidos, preparo de desinfetantes, detergentes, amaciante, água sanitária, perfumes, entre outros. “Estes produtos atendem a higiene ambiental e corporal da família. Podem ser utilizados em várias situações, como por exemplo, o sabão de álcool líquido que serve para uso geral”, explicou o engenheiro químico e professor do IF Sertão PE, Geraldo Júnior.

Durante todo o processo de fabricação é feita a conscientização sobre o descarte correto dos produtos, principalmente os químicos. “O reaproveitamento dos recursos é importante, pois reduz a quantidade de resíduos que podem poluir o meio ambiente e a rede de esgoto, como por exemplo, o óleo de cozinha”, ressaltou o instrutor, que considera fundamental a preservação ambiental no processo de preparo dos produtos de limpeza.

A dona de casa, Noélia Dias da Silva, moradora do bairro Argemiro, falou da satisfação de participar da oficina. “Foi um momento de muito aprendizado porque eu já recolhia o óleo de cozinha dentro de uma garrafa pet e depois jogava no lixo. E agora não vou fazer mais isso, irei reaproveitar e fazer o sabão para usar dentro de casa. E podendo ainda gerar uma renda extra para a família”, destacou. Na oportunidade ela parabenizou a equipe do SAAE por proporcionar esses cursos para os moradores.

A assistente social do SAAE, Rozana Alves de Oliveira, explica que o curso faz parte do projeto social das obras de esgotamento sanitário que está em andamento em Juazeiro. “Existe integração total dos participantes, independente da classe social e formação. Realizamos o trabalho em grupos, estimulando as relações e incentivando para que o curso gere uma renda extra para as famílias”, enfatizou Rozana.  

 

Serviços