Em fase de conclusão o ‘Programa Água Doce’ na localidade de Rodeador

Em fase de conclusão o ‘Programa Água Doce’ na localidade de Rodeador

Com o objetivo de estabelecer uma política pública permanente de acesso a água de boa qualidade para o consumo humano e a implantação de sistemas produtivos sustentáveis, as obras do Programa Água Doce estão em fase de conclusão na comunidade do Rodeador, distrito de Itamotinga, a 69 km da sede do município.

As obras são realizadas pelo Governo do Estado, através da Companhia de Engenharia Ambiental e de Recursos Hídricos da Bahia (CERB), com a parceria da Prefeitura de Juazeiro, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Para a realização do serviço foi necessário a colocação de reservatórios, painel elétrico, dessalinizador e tanque de contenção.

Para o presidente da associação de moradores da localidade do Rodeador, Elton Santos, o programa é de grande importância para todos. “Estamos muito ansiosos para que o programa comece a funcionar. Sei que vai facilitar o acesso à água doce, uma água de boa qualidade que beneficiará mais de 200 pessoas da nossa região. Além de ter pequenos plantios e criação de peixes para o nosso consumo, como também para ajudar na nossa renda familiar”, pontuou Elton.   

De acordo com o gerente da divisão do interior do SAAE, José Inaldo do Nascimento, toda localidade deve se comprometer com a manutenção de todo o sistema, já que a gestão será compartilhada entre governo municipal e moradores. “Com a conclusão do programa será possível tornar os sistemas de dessalinização autossustentáveis, por meio da capacitação de agentes locais multiplicadores. Além do mais, de garantir o compromisso do uso sustentável dos recursos hídricos promovendo a convivência com o semiárido a partir da sustentabilidade ambiental”, explicou.

O diretor da divisão do interior da autarquia, Marcondes Barros, destacou que serão implantados 15 sistemas produtivos, somando-se aos 200 poços tubulares já perfurados em diversas localidades e as adutoras construídas, além da ampliação de extensões de rede de água, assim dando mais autonomia ao homem do campo. “Esse programa vem fortalecer a nossa meta de levar água a todas as comunidades do interior de Juazeiro”, pontuou Marcondes.

Serviços