Cata-vento implantado pelo SAAE viabiliza produção de palma e milho em Juremal

Cata-vento implantado pelo SAAE viabiliza produção de palma e milho em Juremal

 

Criadores de caprinos e ovinos da região de Juremal, Distrito de Juazeiro e Associação de Desenvolvimento Econômico e Social de Juremal (ADEJUR) receberão durante a III Feira de Caprinos e Ovinos as primeiras mudas de palmas plantadas através do Programa Palmas para Juazeiro.

Os associados cultivam palma orelha de elefante e milho numa área de meio hectare com água oriunda de um poço tubular puxada através de cata-vento utilizando o sistema de gotejamento.  Com uma vazão de aproximadamente mil metros cúbicos de água/hora, o poço existente há muitos anos estava sem funcionar por falta de manutenção.  O Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE instalou o cata-vento e fez a limpeza do equipamento melhorando a captação o que proporcionou a irrigação para a sementeira.

De acordo com o produtor rural Gilmar Xavier Macedo, membro da ADEJUR, a plantação só foi possível graças à ação do SAAE. “Já vamos tirar nas próximas semanas as primeiras mudas de palma para distribuir com os companheiros. É um projeto que vem melhorar as condições de quem vive no campo e não tinha como produzir.  Desde que o SAAE colocou o cata-vento que nossa realidade é outra”, festeja.

Para o agricultor Cosme Nunes, que mora há mais de 20 anos na localidade, tendo água tem tudo. “A situação agora é outra. Meu neto já está vendendo coentro plantado com esta água do poço e também já estou cultivando uma área de capim. Nossos bichos não passam mais sede e logo teremos a ração feita de palma para matar também a fome dos animais”, reforça.

Segundo o diretor de águas e operações do interior, Marcondes Barros, o consumo de água usado para a irrigação da palma é pouco, pois com o gotejamento o aproveitamento é de 100%. “Aqui temos dois reservatórios de 10 mil litros e a água é suficiente para todo o plantio e também para o consumo animal”, explica, reforçando o compromisso do governo municipal e da direção do SAAE de levar água a todas as comunidades do interior do município, melhorando assim a qualidade de vida do homem do campo

Serviços