Bairro Tabuleiro recebe obras do Saneamento Básico no Toda Sexta tem Obra

Bairro Tabuleiro recebe obras do Saneamento Básico no Toda Sexta tem Obra

Foi entregue nesta sexta-feira, 10, no bairro Tabuleiro, a Estação Elevatória de Esgoto de número 19 pela Prefeitura de Juazeiro e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto/ SAAE, cumprindo a agenda de inaugurações do Toda Sexta tem Obra. Essa é a primeira etapa da obra do esgotamento sanitário na comunidade.

Ao todo serão realizadas 1.400 ligações nas 17 ruas do bairro.  Até o momento já foram implantadas 3.125 metros de redes condominiais e realizadas 250 ligações domiciliares. O engenheiro Henrique Santiago, coordenador das obras do saneamento, afirmou que a proliferação de muriçocas em Juazeiro está com os dias contados. “Por ser uma obra complexa e que não tem grande visibilidade, poucos gestores tem preocupação com ela, mas nesse governo o prefeito Isaac e a direção do SAAE assumiram o compromisso e, até o final do ano estaremos com mais  esse desafio vencido. O prazo é curto, mas a vontade é grande. Ao concluirmos as 20 estações elevatórias, os emissários, as redes e a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto,  esta gestão entrará para a história de Juazeiro como responsável por deixar a cidade com 95% de cobertura sanitária, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e mais saúde para a população”, enfatizou Santiago.

O presidente da Associação de Moradores do Tabuleiro, Sidney Barbosa, lembrou que para cada real investido em saneamento se economiza quatro reais em saúde. “Estamos felizes em receber mais esse beneficio que era uma obra esperada há muitos anos. Não se pode pensar em pavimentação sem saneamento. Quero agradecer em nome da comunidade ao SAAE e ao prefeito Isaac, que nos contempla com mais esse beneficio”, pontuou.

Em seu discurso, o prefeito Isaac Carvalho lembrou ao presidente da Associação de Moradores do Tabuleiro que seu débito com ele estava ficando menor e enumerou as ações realizadas no bairro.

“Juazeiro foi destaque nacional no mês de abril como o município com maior saldo positivo de emprego e, até o final do ano seremos destaque também como a cidade que terá 95% de área saneada. Juazeiro vive um novo momento e o desafio do futuro prefeito é o de buscar recursos para pavimentação e urbanização, transformando os canais que cortam a cidade em avenidas.  Estamos ainda administrando débitos do passado, mas construindo o presente e projetando o futuro.  Repetimos que muito ainda falta, mas podem comparar nossa gestão com qualquer outra e, mesmo assim, ainda estamos muito à frente. Tudo isso é fruto do trabalho de equipe e vamos continuar trabalhando para que Juazeiro continue avançando”, concluiu o prefeito.

Para a moradora da rua três, Rosineide Matos, o saneamento era um sonho de todos, mas que agora está se realizando.  “Já melhorou muito o acesso a água nessas ruas e agora com o saneamento ficará ainda melhor”, reconheceu.

Francisco Odécio (Chico Bito), presidente da Federação Municipal das Associações de Moradores, resumiu seu tempo afirmando ser o saneamento uma obra quase que invisível, mas que tem um significado importante para a população.  “Neste governo vemos a obra ser retomada e temos a certeza de que ela será concluída”.

Nos seus 32 anos de vida pública o ex-deputado Pedro Alcântara, atual secretário municipal de Relações Institucionais, assegurou que nunca viu um volume de obras tão grande como registrado nos últimos sete anos.  “Falar o que está faltando é fácil, difícil é fazer o que esse governo vem fazendo. Somos as abelhas construindo e não as moscas que destroem.  Quem antes andava na lama e na poeira, caminha hoje sobre o asfalto nas novas avenidas. Sabemos que ainda falta muito para fazer, mas o muito que já foi feito merece uma avaliação da população para que possamos continuar avançando”, disse Pedro.

A nova diretora do SAAE, Jadeilma Vieira, agradeceu ao prefeito Isaac pela confiança, e creditou a equipe o resultado do trabalho e afirmou ser motivo de orgulho dá continuidade ao trabalho iniciado pelo ex-gestor da autarquia, Joaquim Neto. “Ficaremos felizes em chegar ao final do ano com esta obra concluída, e mais feliz em saber que a média de saneamento básico no Brasil é de 58%, enquanto nós deixaremos Juazeiro com 95% de cobertura sanitária”, pontuou.

Para o vereador Damião Medrado, presidente da Câmara Municipal, apesar de estar no chão, o saneamento é uma obra de grande importância, pois reflete diretamente na saúde da população.  “Todos sabemos os problemas que está obra já provocou, mas graças à determinação do prefeito Isaac ela foi retomada, e temos a certeza de que nossa companheira Jade dará continuidade a todo o trabalho com a mesma responsabilidade”.

Serviços