Guia do Cliente

Consulte aqui o guia de orientação aos clientes, parcelamento de contas e outros.

Onde pagar sua conta?

Os usuários podem se dirigir as casas lotéricas e qualquer rede bancária para efetuar o pagamento.

Como verificar vazamentos?

Confira o seu relógio de água (hidrômetro)

Deixe os registros na parede abertos, feche bem todas as torneiras, desligue os aparelhos que usam água e não utilize os sanitários. Anote o número que aparece ou marque a posição do ponteiro maior do seu hidrômetro. Depois de uma hora, verifique se o número mudou ou o ponteiro se movimentou. Se isso aconteceu, há algum vazamento em sua casa.


Verifique canos alimentados diretamente pela água da rua

Feche o registro na parede. Abra uma torneira alimentada diretamente pela rede de água (pode ser a do tanque) e espere a água parar de sair. Coloque imediatamente um copo cheio de água na boca da torneira. Caso a torneira sugue a água que está no copo, é sinal que existe vazamento no cano alimentado diretamente pela rede.


Verifique canos alimentados pela caixa d´água

Feche todas as torneiras da casa, desligue os aparelhos que usam água e não utilize os sanitários. Feche bem a torneira de bóia da caixa, impedindo a entrada de água. Marque, na própria caixa, o nível da água e verifique, após uma hora, se ele baixou. Em caso afirmativo, há vazamento na canalização ou nos sanitários alimentados pela caixa d´água.


Verifique reservatórios subterrâneos de edifícios

Feche o registro de saída do reservatório do subsolo e a torneira da bóia. Marque no reservatório o nível da água e, após uma hora, veja se ele baixou. Se isso ocorreu, existe vazamento em alguns desses casos: nas paredes do reservatório, nas tubulações de alimentação do reservatório superior ou na tubulação de limpeza.


Torneiras

Este tipo de vazamento é caracterizado por torneira pingando quando fechada. Quando isso acontecer, troque o “courinho”.


Vaso Sanitário

Jogue cinzas (de cigarro, por exemplo) no fundo da privada. Se ela ficar depositada no fundo do vaso, ele está livre de vazamentos. Se houver movimentação, é sinal de vazamento na válvula ou na caixa de descarga.


Vazamentos na rua

Conserto de vazamentos na rua é de responsabilidade do SAAE. Se você vê um, comunique imediatamente pelo o telefone (74) 36149800. Seja consciente. É um dever de todos economizarem água.

Cuidados com o hidrômetro

Medidor de água, esse é o significado da palavra hidrômetro ao pé da letra. É ele que registra o consumo de água de uma residência. Assim, toda vez que o usuário abre a torneira, o chuveiro ou aciona a descarga, o hidrômetro entra em ação para indicar a quantidade de água que o cliente consome.

O ponteiro do hidrômetro só gira quando a água estiver passando por ele. Quando o ponteiro girar sem a utilização de água no imóvel pode ser sinal de vazamento interno, estar sendo completado o nível do reservatório, ou um defeito no registro, que mesmo fechado, não veda mais a passagem da água. É importante que o consumidor comunique ao setor comercial do SAAE, para que a equipe técnica possa constatar algum problema no equipamento.

Limpeza de caixa d’água

O reservatório deve ser lavado a cada seis meses e para manter a sua caixa d'água bem limpa e evitar transtornos, você pode fazer o seguinte:

- Esvazie a caixa d'água;

- Escove bem as paredes e o fundo da caixa d'água;

- Lave bem com um jato forte de água limpa;

- Misture um litro de água sanitária e cinco litros de água limpa e com um pano espalhe esta solução nas paredes e no fundo da caixa;

- Espere 30 minutos para que a solução de água sanitária faça a desinfecção da caixa;

- Enxágue e deixe toda a água escorrer até que a caixa fique vazia e depois é só encher novamente.

Reservatório de água

O reservatório de água funciona como uma poupança. Economizando água, sobra uma reserva. Caso algum dia o SAAE pare o sistema para realizar alguma manutenção na rede, os moradores podem não sentir os efeitos, se tiverem água armazenada em suas caixas d´água. Racionalizar o uso da água não significa ficar sem ela. Significa usá-la sem desperdício. Considerá-la uma prioridade social e ambiental, para que a água tratada e saudável nunca falte nas torneiras.

Serviços