Sistema de Água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto SAAE de Juazeiro capta do Rio São Francisco 679 litros de água bruta por segundo que é conduzida através de redes de tubulação em PVC até a Estação de Tratamento (ETA) onde recebe o devido tratamento. O sistema possui além dos tanques decantadores, 24 filtros, 19 adquiridos nessa gestão e dois grandes reservatórios subterrâneos.

A captação trabalha 24 horas com quatro potentes conjuntos moto-bomba e, recentemente ganhou um novo flutuante para melhor atender ao sistema. A água bruta que chega a ETA é tratada com sulfato de aluminio, hidróxido de cálcio, hipoclorito de sódio e flúor, atendendo todos os requisitos da Portaria nº 2.914 de 12 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

O SAAE distribui 670 litros de água tratada por segundo atendendo a mais de 72 mil residências em todo o município. As análises físico-químicas e bacteriológicas são realizadas em todas as fases do processo, e os resultados encaminhados para o Centro de Controle Operacional, com valores bem abaixo do que determina o § 1º da Portaria MS 2.914/2011, 5% dos valores permitidos de turbidez. O limite máximo para qualquer amostra pontual deve ser de 5,0 uT, em toda a extensão do sistema de distribuição (reservatório e rede). A água fornecida pelo SAAE está com 2,0 uT.

Serviços